LGPD, pontos negativos e positivos que impactam o seu negócio

 

Provavelmente você já ouviu falar sobre a Lei nº 13.709/2018 que trata da Proteção de Dados.

A implementação das suas exigências traz impactos positivos e negativos para as empresas e nesse post vamos trazer os pontos principais.

Negativos:

  • penalidades através das sanções administrativas aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);
  • possibilidade de aplicação de advertências, com indicação de prazo para adoção de medidas corretivas, multas, ou até mesmo a proibição total ou parcial de atividades relacionadas ao tratamento de dados;
  • sobre as multas: elas podem variar entre 2% do faturamento da empresa, grupo ou conglomerado no Brasil relativos ao seu último exercício, limitada, no total, a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) por infração;
  • os titulares de dados são protegidos pelo Direito do Consumidor, e a violação das leis poderá gerar pagamentos de indenizações.

Positivos:

  • revisão dos processos internos, com oportunidades de melhorias e redução de custos envolvidos;
  • alinhamento de documentação relativa a gestão de pessoas, com a inclusão de documentos como o termo de consentimento;
  • aumento da segurança da informação de dados;
  • confiança e transparência entre clientes e empresas com relação aos dados transacionados;
  • diferencial de mercado após a implementação do projeto no seu negócio.

 

E você, já implementou a LGPD no seu negócio?

Tem alguma dúvida a respeito?

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